domingo, 21 de fevereiro de 2010

Quantos tijolos terão sido necessários para fazer este tijolo?



E pronto. A minha primeira semana de Erasmus na Polónia já acabou.
Assim sendo vou recapitular de memória alguns dos acontecimentos mais marcantes dos últimos dias.
Na segunda-feira de manhã conheci a minha mentora, uma rapariga muito simpática chamada Daria que é estudante de direito. As primeiras fotos que podem ver em cima foram tiradas enquanto esperava por ela junto à reitoria (não esperei muito).
Na terça-feira foi o dia das boas-vindas aos Erasmus. Vários representantes da Universidade explicaram-nos as regras e entre muitas outras coisas fiquei a saber que se traficar droga na Polónia posso apanhar prisão perpétua. Sim, porque estas coisas é sempre bom saber não vá o diabo tecê-las.
Na reunião havia gente de todo o lado mas eu era o único Português. Não estava nada à espera e fiquei um pouco triste. Os turcos por seu lado eram mais do que as mães e os espanhóis as grandes estrelas. Não só por serem os mais barulhentos mas também porque a cultura espanhola está na moda entre os polacos. Vá-se lá saber porquê.
Depois das formalidades conheci um rapaz polaco que esteve em Aveiro a fazer Erasmus no primeiro semestre e que tinha acabado de voltar para casa.
Disse-me que gostou muito do país mas que não aprendeu Português. Talvez por isso levou para a cerimónia uma camisola que uns amigos lhe deram impressa com a sugestiva frase "Quem vê c** não vê corações" que me fez partir a rir.
Quarta-feira fui finalmente ver o Avatar (gostei) e à noite fui assitir a um encontro de portugueses no Cacao Republic, um chocolat-bar mesmo no centro da cidade. Um português contou um conto de Miguel Torga e depois fomos todos conhecer o Mistura, um bar português acabadinho de abrir muito perto dali. Surpreendeu-me a quantidade de polacos que aderiram à iniciativa "Contos da Lua Nova" que uma polaca com ligações afectivas ao nosso país decidiu recriar baseando-se nos "Contos da Lua Cheia" da biblioteca de Évora.
Na quinta fui ter a minha primeira aula. Quando lá cheguei a sala estava em obras. Disseram-me que só para a semana é que havia aula. Aproveitei então para dar mais um passeio pela cidade (espero mostrar-vos um pouco de Poznan em cada uma das entradas do blog).
Sexta-feira foi o dia em que tive a minha primeira aula na Polónia. Foi-me dada por um prof. Irlandês e tive a oportunidade de conhecer de perto a afamada qualidade dos alunos polacos. E eles não desiludiram, são mesmo fantásticos.
E para encerrar esta entrada que já vai longa quero dizer-lhes que apenas o meu ego é que ficou magoado depois da minha primeira experiência a "patinar" no gelo. Confesso que me senti como um elefante numa loja de porcelana.
Em cima podem encontrar algumas fotos de Poznan.
Boa-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário